quinta-feira, 2 de outubro de 2014

THERAPA ENTREVISTA PEDRO NETO


Com o Pedro Neto, termino o ciclo de entrevistados de finalistas do Concurso Bloom que decorreu na última edição do Portugal Fashion. 
Pedro Neto, o seu nome já é conhecido vosso, como admiradora do seu trabalho, já publiquei tanto aqui como no Facebook do Blogue algumas das suas criações e já tive a honra de fotografar um dos seus coordenados. As fotografias que vem no post são de minha autoria e as belissimas peças são, obviamente, do Pedro. 
Conheci o seu trabalho através de um amigo em comum, o meu querido Filipe, onde o Pedro apresentou quatro coordenados no desfile final da EMP, e desde ai que a minha atenção e curiosidade ficaram despertas ao seu talento. 
Sagrou-se o grande vencedor do Concurso Bloom e hoje honra-nos com a sua presença. 


THERAPA by CHARLY: Bem vindo, Pedro!
Uma maneira de iniciar esta conversa é a começar por te questionar sobre o teu crescimento.
Sendo tu um esteta, qual é a tua primeira memória sobre a beleza?
PEDRO NETO: Desde criança que sou fascinado pela moda feminina. Fui bastante influenciado pela minha mãe que está sempre muito atenta à sua imagem e adorava vê-la com as preocupações do que vestir, procurando sempre um look soft e elegante.

THERAPA by CHARLY: Como entrou a Moda na tua vida?
PEDRO NETO: A moda entrou muito cedo na minha vida, a minha família está ligada à industria têxtil há muitos anos o que de certa forma influenciou o caminho que escolhi.
Revistas, sites de moda e lojas online também foram e são influencias para mim, sem dúvida.


THERAPA by CHARLY: Foste o grande vencedor do Concurso Bloom. Quando me encontrei contigo nos bastidores e me falaste da tua colecção, eu sentia que falavas como um poeta. O teu discurso esclarecido e a notória dedicação e amor à tua profissão deixou-me rendida. Daí que a expectativa esteja alta para ver o que nos vais apresentar em Outubro. Quão importante é para ti desafiar-te a ti mesmo colecção após colecção?
PEDRO NETO: Acima de tudo mostrar maturidade colecção após colecção. Contudo, o processo criativo é exigente e sou muito perfeccionista mas sem dúvida que desafiar-me é experimentar coisas novas.




THERAPA by CHARLY: É difícil conciliar o lado comercial e criativo? Valentino disse que atualmente um designer de moda quase que tem que ter mais capacidades de manager do que de criativo. Concordas?
PEDRO NETO: Sim. Concordo plenamente com essa citação de Valentino.
Atualmente temos de atingir, cada vez mais, o público de maneira mais rápida, conseguindo assim de uma maneira mais comercial, não digo um comercial que possa ser visto em todas as lojas, mas um comercial de um ponto de vista prático e confortável.


THERAPA by CHARLY: Nos últimos anos, presenciamos mudanças profundas que abalaram os alicerces do sistema da Moda, o modo de comunicação foi alterado, a forma de compra foi alterada.
Sendo um jovem designer, como é que vês o cenário atual? Quais os pontos positivos e os aspetos negativos desta nova realidade?
PEDRO NETO: Denoto que as pessoas dentro da área de comunicação da moda, cada vez mais não desejam esperar pela próxima estação para poder usar peças que viram há 6 meses em desfile. Tudo se torna mais rápido e fácil acesso, o que por um lado é bom, é uma maneira de publicitar a colecção, todavia, somos também quase obrigados a ser imediatos e céleres na resposta da moda enquanto que o conceito de fast fashion só é tangível atualmente pelo grupo Inditex.

THERAPA by CHARLY: O que achas da nova vanguarda de Designers de Moda? Há algum jovem designer que te desperte interesse e que sintas curiosidade em seguir o seu percurso?
PEDRO NETO: O designer João Melo Costa, admiro bastante o trabalho dele desde a primeira coleção.

THERAPA by CHARLY: Se pudesses unir forças com outro designer/marca para uma coleção qual seria o que gostavas de colaborar e porquê?
PEDRO NETO: Escolheria o Haider Ackermann, não pensava duas vezes (risos).

THERAPA by CHARLY: O que achas que define o teu estilo enquanto designer?
PEDRO NETO: Sem dúvida um estilo clássico, moderno e sempre com um toque delicado.

THERAPA by CHARLY: Consideras-te perfeccionista?
PEDRO NETO: Tento sempre fazer tudo, sou muito perfeccionista embora tenha a clara noção que a perfeição é algo que nunca se consegue.

THERAPA by CHARLY: Isso é um problema, na indústria da Moda, a busca da perfeição?
PEDRO NETO: Por vezes podemos falhar redondamente.

THERAPA by CHARLY: O que fazes quando buscas inspiração?
PEDRO NETO: Isso é uma pergunta difícil (risos). Para buscar inspiração o meu processo passa por ver imagens, passeios pela invicta, música, obras de arte… Eu diria que quase tudo é capaz de me trazer inspiração.




THERAPA by CHARLY: Sendo Designer de Moda e um homem com bom gosto, como entendes que uma pessoa fora do meio possa alcançar a elegância?
PEDRO NETO: Na moda existirá sempre um estereótipo de elegância, e creio que por mais que essa pessoa esteja fora do meio irá sempre saber os requisitos mínimos para estar elegante.

THERAPA by CHARLY: Um adjetivo para descrever o atual mood do ‘Pedro Neto’?
PEDRO NETO: Dramático.

THERAPA by CHARLY: Podes levantar um pouco o véu sobre a tua próxima colecção?
PEDRO NETO: Não posso revelar muito mas vai haver cor. (risos)

THERAPA by CHARLY: A tua vida é tudo o que desejarias?
PEDRO NETO: Por enquanto, sim. Mas, quero sempre mais.




Obrigada Pedro.

Até breve, 
Charly


1 comentário:

  1. Very nice Miss Charly.

    Cool pics and video. The guy has some rad designs. Cool

    Johnny b

    ResponderEliminar