quinta-feira, 14 de agosto de 2014

THERAPA ENTREVISTA EDUARDO AMORIM



Uma das minhas actividades favoritas aqui no Blogue está de volta!
Depois de duas temporadas tão bem sucedidas, compostas por nomes que representam com nobreza e qualidade o que melhor se faz em Portugal na indústria da Moda,inicio esta terceira temporada de uma excelente maneira.
A plataforma Bloom, após um veredicto, reuniu na sua última edição quatro finalistas que vão apresentar as suas ideias e visões do futuro da Moda no próximo mês de Outubro no Portugal Fashion. 
Eduardo Amorim, é um desses nomes! Hoje partilha connosco algumas opiniões sobre si e este fascinante universo da Moda. 

THERAPA BY CHARLY: Bem vindo, Eduardo!
Uma maneira de iniciar esta conversa é começar por te questionar sobre o teu crescimento.
Sendo tu um esteta, qual é a tua primeira memória sobre a beleza?
EDUARDO AMORIM: A primeira memória que tenho sobre a beleza é Iris Van Herpen pois adoro todas as suas criações e até o mais pequeno detalhe é apelativo e interessante.

THERAPA BY CHARLY: Como entrou a Moda na tua vida?
EDUARDO AMORIM: A Moda entrou na minha vida no secundário através de um projecto em que a intenção era dar-lhe continuidade na faculdade. A professora fez-me a sugestão de comprar uma Vogue e começar por ilustrações de moda, e foi nesse momento que apareceu o gosto pela criação.


THERAPA BY CHARLY: Participaste no concurso Bloom, és um dos quatro finalistas a apresentar na próxima edição. A expectativa está alta para ver o que nos vais apresentar em Outubro. Quão importante é para ti desafiar-te a ti mesmo colecção após colecção?
EDUARDO AMORIM: Todas as minhas colecções reflectem um estado de espírito diferente que eu tento que as minhas colecções representem. Esse é o verdadeiro desafio, transmitir o que sinto em cada colecção em matérias distintos. Penso que só assim existirá uma evolução natural.


THERAPA BY CHARLY: É difícil conciliar o lado comercial e criativo? Valentino disse que actualmente um designer de moda quase que tem que ter mais capacidades de manager do que de criativo. Concordas?
EDUARDO AMORIM: Sim. No meu ponto de vista gosto de trabalhar os volumes, aplicando alguns detalhes couture, utilizando sempre materiais ou técnicas diferentes, que podem resultar em peças extravagantes e já de si fogem ao lado comercial. No entanto, posteriormente, acabo sempre por modificar algumas partes, tornando-as mais simples para ser possível a venda da peça.





THERAPA BY CHARLY: O que achas da nova vanguarda de Designers de Moda? Há algum jovem designer que te desperte interesse e que sintas curiosidade em seguir o seu percurso?
EDUARDO AMORIM: Sim, um trabalho que gostei muito e que apreciei no Bloom, de uma forma positiva, foi “haggard” por António Vaz Soares , adorei o seu trabalho e fiquei com curiosidade em ver os seus próximos projectos.


THERAPA BY CHARLY: Se pudesses unir forças com outro designer/marca para uma coleção qual seria o que gostavas de colaborar e porquê?
EDUARDO AMORIM: Nunca pensei nessa situação pois acho que cada designer tem a sua própria linguagem. Sendo isso possível gostava de trabalhar com Luís Buchinho ou Felipe Oliveira Batista, pois acho os seus trabalhos interessantes e revejo-me neles.


THERAPA BY CHARLY: O que achas que define o teu estilo enquanto Designer?
EDUARDO AMORIM: Penso que a minha linha tem um pouco um lado urbano, a nível de materiais, pois adoro tecidos desportivos, trabalho silhuetas volumosas, gosto de trabalhar com a parte de modelação contendo sempre detalhes em cada peça de couture.


THERAPA BY CHARLY: Consideras-te perfeccionista?
EDUARDO AMORIM: Sim.

THERAPA BY CHARLY: Isso é um problema, na indústria da Moda?
EDUARDO AMORIM: Sim, pois dou por mim a criar uma colecção e a pensar que podia criar melhor o que acaba por ser exaustivo e enervante, mas sei por muitos amigos meus que sofremos todos dos mesmos problemas.


THERAPA BY CHARLY: O que fazes quando buscas inspiração?
EDUARDO AMORIM: Começo por fazer uma longa pesquisa. Após a pesquisa concluída, e com um tempo para limpar a minha mente de tudo o que vi, analiso os detalhes e apenas, após isso, começo a desenhar a colecção.


THERAPA BY CHARLY: Sendo Designer de Moda e um homem com bom gosto, como entendes que uma pessoa fora do meio possa alcançar a elegância?
EDUARDO AMORIM: Através da coordenação das peças chave de cada tendência em coordenação com peças básicas, apostando em bons acessórios.



THERAPA BY CHARLY: Um adjectivo para descrever o actual mood do ‘Eduardo Amorim?
EDUARDO AMORIM: O mood é um pouco metamorfósico.


THERAPA BY CHARLY: Podes levantar um pouco o véu sobre a tua próxima colecção?
EDUARDO AMORIM: Sim, a minha próxima colecção tem como essência uma relação passada e o abandono da mesma. O processo de crescimento pessoal ao abandonar a mesma. 
Por isso o meu mood ser metamorfósico.


THERAPA BY CHARLY: A tua vida é tudo o que desejarias?
EDUARDO AMORIM: A nível profissional quase tudo, pois gostaria de estar a voar mais alto, mas tudo a seu tempo... a nível pessoal nunca estive melhor, portanto, acho que tenho uma vida bastante equilibrada.



FOTOGRAFIAS: PÚBLICO, SAL NUNKACHOV

Obrigada Eduardo,

Até breve, 

Charly

Sem comentários:

Enviar um comentário