terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mademoiselle Coco


Se a Coco Chanel fosse viva, hoje faria 131 anos.
De familia numerosa mas não calorosa, Gabrielle Bonheur Chanel, cresceu num orfanato, e aos 18 mudou-se para uma pensão reservada a jovens católicas. 
Trabalhou como costureira, corista, tentou a sua sorte no comercio, dança, representação.. até que por volta de 1910, conhece Arthur Capel, por quem se apaixona e com a sua ajuda, abre a sua primeira loja de chapéus. Sim, muita gente desconhece este inicio da vida da então celebre e intemporal Coco Chanel. A loja 'Chanel' iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris
Infelizmente, este amor romântico durou pouco, Arthur sofreu um acidente de carro que lhe causou morte imediata e Coco, com o desgosto, concentrou-se nos negócios, e abriu a primeira casa de costura, comercializando desde chapéus a roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira,  inventou as primeiras calças femininas. Obrigada Coco. 
Com o passar do tempo, o seu coração abriu-se muitas mais vezes para o amor, Mademoiselle Chanel deveria ser uma sedutora, pois são-lhe atribuídos relacionamentos com homens de grande importância no mundo das Artes e da Aristocracia. Mas parando de falar da sua vida pessoal, e falando nos seus feitos, Coco, deu-nos o Chanel Nr5,  os seus tailleurs são referência até hoje, as riscas, as pérolas, as camélias, um legado enorme que sobreviveu ao teste do tempo e se reinventa e deslumbra quem tenha o mínimo noção de História da Moda e de Cultura Geral.  
Coco inspira.
Era dona de um espirito e personalidade fortes. Fazia o que queria em prol dos seus sonhos e vontades.
Tinha um discurso tão marcante que ainda hoje é citada e, acredito que o continuará a ser durante decadas e decadas.

Coco Chanel, vai viver para sempre.















Sem comentários:

Enviar um comentário