Edgar Gonçalves, é um modelo português dono de um dos rostos mais carismáticos do panorama nacional. Paralelamente é presença constante nos desfiles dos principais designers e revistas nacionais, assim como rosto de campanhas publicitárias. Actualmente, podem vê-lo nas bancas como uma das capas da Portuguese Soul.
Edgar é um modelo, que acredito que tem muito para dar a esta indústria e levar o nome de Portugal mais além.
A sua entrevista, aqui:
THERAPA by CHARLY: Qual é a principal diferença do Edgar, manequim de início de carreira para o actual?
EDGAR GONÇALVES: Como pessoa e personalidade, nenhuma. Sou apologista que as raízes da personalidade não mudam com o trabalho. Profissionalmente, enriqueci mais a experiência como Manequim. Mais concretamente na postura de desfilar, na flexibilidade de pousar para as fotos, interpretar o que o cliente pretende e actuar nesse sentido. Ao longo do tempo percebi que não é necessário só ter uma ''carinha laroca'' e ir para a frente da câmera e já está. Percebi que é importante e estritamente necessário existir um cruzamento de ideias entre os modelos, fotografos e, principalmente, com o cliente. Reunidos estes factores, temos tudo para realizar uma grande campanha.
THERAPA by CHARLY: Como sentes a evolução do teu trabalho até agora? Foi difícil te afirmares enquanto profissional?
EDGAR GONÇALVES: Sinto que tive uma grande evolução no inicio quando entrei no mercado Nacional, mas agora estagnou um pouco, não só pela crise instalada em todos os ramos, mas também por minha culpa. Estou a finalizar a minha licenciatura em Gestão de Marketing, e estes 3 anos de estudo levaram-me muito tempo. Ainda para mais este último ano é bastante exigente e estou a focar-me a 100%.
Mas não foi dificil me afirmar. Acho que as coisas, independentemente do ramo, se forem feitas com amor e vontade tudo pode acontecer. E a partir daí, as coisas foram acontecendo, e ver o meu trabalho a ser reconhecido foi bastante agradavel.
THERAPA by CHARLY: Há algum trabalho que consigas destacar como o ponto mais importante/gratificante, da tua carreira até agora?
EDGAR GONÇALVES: Sim. Quando fiz Frankie Morello na Fashion Week de Milão em 2011. Pisar um dos palcos mais importantes do mundo foi muito gratificante e importante para mim. Consegui ganhar maior visibilidade e por consequência mais trabalhos. Também quando realizei a campanha de Miguel Vieira que adorei fazer e uma grande honra ser a cara de um dos melhores estilistas portugueses. E por fim, outro trabalho que não posso deixar de evidenciar, o Portuguese Soul Shoes. É sempre uma grande honra representar o nosso calçado em todo o mundo.
THERAPA by CHARLY: O que preferes, Editoriais, Video, Desfiles?
EDGAR GONÇALVES: Editoriais.
Não sei porquê, mas há mais intensidade na realização dos editoriais.
THERAPA by CHARLY: Tendo em conta que vives da tua figura,e apesar de teres ganho a lotaria da genética, conta-nos o que fazes para estar em forma?
EDGAR GONÇALVES: Sinceramente, não faço muito. Apenas vou ao ginásio quando consigo, dou as minhas corridinhas de final de tarde e jogo futebol com os amigos. Mas faço isto apenas quando tenho tempo.
THERAPA by CHARLY: Consideras-te um perfeccionista?
EDGAR GONÇALVES: Não sei.
Cada pessoa tem um conceito diferente de perfeccionismo. Se perfeccionista é aquela pessoa que gosta tudo na perfeição e vê defeitos onde não existem e nunca está satisfeita com nada.... não não sou. Se perfeccionista é aquela pessoa que igualmente gosta tudo organizado e perfeitinho mas que conhece o limite da perfeição.... sim sou perfeccionista. Acho que tudo tem um limite, e existe perfeccistas que não conhecem o limite da perfeição.
E eu não sou um desses.
THERAPA by CHARLY: Isso é um problema, nesta indústria, a busca da perfeição?
EDGAR GONÇALVES: Para alguns é, para outros não. Mas foi como disse, o meu conceito de perfeicção é diferente do teu, como o teu é diferente do João ou do Manel. Cada pessoa/cliente é como cada qual.
THERAPA by CHARLY: Sendo um modelo conhecido como entendes que um homem fora do meio da moda possa alcançar a elegância?
EDGAR GONÇALVES: Diria que a elegância não se encontra apenas externamente.
A elegância externa é apenas um cabide da elegância interna. Adquiri algum leque de clientes não apenas pela elegância externa mas também pela minha simpatia e alguma cultura. É importante fugir ao estereótipo criado e cultivarmos mais conhecimento, não só para a realização pessoal, mas também para a aplicar com os clientes. Ter sempre uma palavra a dar aos clientes e impressiona-los é uma mais valia nesta área. Mas claro, para além disto temos que nos preocupar com o corpo (ir ao ginásio) e com a pele.
THERAPA by CHARLY: O que faz uma mulher ser elegante?
EDGAR GONÇALVES: Principalmente, vestir-se bem. Depois ter confiança nela própria. Acho que uma mulher confiante consegue tudo o que quer.
THERAPA by CHARLY: Tens figuras ou role models que te inspirem?
EDGAR GONÇALVES: Sim.
A minha Mãe e o meu Pai.
THERAPA by CHARLY: O que está acontecer com o teu futuro? Queres ficar perto a moda para sempre?
EDGAR GONÇALVES: Não sei. Não faço planos de médio longo prazo. Agora só sei que vou licenciar-me este ano e depois logo se vê.
THERAPA by CHARLY: Moda é… Passado, Presente ou Futuro?
EDGAR GONÇALVES: É Passado, Presente e Futuro.
Aprendi com um Senhor de 54anos Italiano que conheci quando estive a trabalhar em Istanbul, que me disse: “Tu nunca vais deixar de ser Modelo porque quem nasce Modelo...morre Modelo. Não vês eu? Tenho 54 anos e sou o Modelo dos velhos.”
THERAPA by CHARLY: A tua vida é tudo o que desejarias?
EDGAR GONÇALVES: É. Sou feliz porque tenho a minha família perto de mim, os meus amigos que prezo muito e por acréscimo trabalho nesta área que gosto. Só falta a Cinderela para ter filhos e formar uma família.
Mas tudo a seu tempo.
Fotografias: Frederico Martins e Teresa Queirós
Espero que tenham gostado.
Obrigada Edgar!
Até breve!
Charly
Sem comentários:
Enviar um comentário