sexta-feira, 12 de setembro de 2014

THERAPA ENTREVISTA JOÃO RÔLA




O entrevistado de hoje, é alguém já conhecido e querido de vocês, o João Rôla.
É um gosto enorme para mim ter uma entrevista dele aqui, não pela nossa amizade bem grande, mas por poder dizer de forma isenta que estamos perante um dos maiores talentos nacionais na área do Design de Moda.
O João sempre teve muita sensibilidade para a imagem e muito muito bom gosto. Acompanho o seu crescimento enquanto Designer desde o início e sempre me senti inspirada por ele e tenho-lhe uma admiração enorme. Nesta sua última coleção intitulada de ‘TIPE’, a inspiração partiu da imagem da fita-cola crepe. É uma coleção sofisticada e ao mesmo tempo descontraída, estruturada mas leve, minimalista e complexa na atenção ao detalhe.
O vídeo, foi filmado pela querida e talentosa Adriana Azevedo e por mim, no dia do desfile do João na última edição do Portugal Fashion, em que se sagrou segundo finalista no concurso Bloom.
Espero que gostem.

THERAPA by CHARLY: Bem vindo, João!
Uma maneira de iniciar esta conversa é a começar por te questionar sobre o teu crescimento.
Sendo tu um esteta, qual é a tua primeira memória sobre a beleza?
JOÃO RÔLA: Não tenho propriamente uma primeira imagem, para mim beleza tem haver com luz, sombras e reflexos.

THERAPA by CHARLY: Como entrou a Moda na tua vida?
JOÃO RÔLA: A moda surgiu repentinamente na minha vida, ou melhor, a escolha pela área em questão é que surge repentinamente… Desde miúdo que tenho um vinculo muito forte pela moda, mas a dança sempre teve um papel muito forte na minha composição, daí tenha pensado em seguir uma carreira como bailarino... Mas aos 18 anos optei por esta profissão e hoje sou feliz e sinto-me realizado por tê-lo feito.

THERAPA by CHARLY: Participas-te no concurso Bloom, com uma colecção fantástica, que tive o enorme gosto de acompanhar e de a fotografar recentemente aqui para o Blogue. O teu trabalho foi tão bom que a expectativa está alta para ver o que nos vais apresentar em Outubro. Quão importante é para ti desafiar-te a ti mesmo coleção após coleção?
JOÃO RÔLA: Eu penso que é algo natural, para nós e qualquer criativo é essencial, caso contrario, seria aborrecido.



THERAPA by CHARLY: É difícil conciliar o lado comercial e criativo? Valentino disse que atualmente um designer de moda quase que tem que ter mais capacidades de manager do que de criativo. Concordas?
JOÃO RÔLA: Para mim é bastante importante conciliar os dois, depende também do foco e perspectiva da identidade da tu própria marca… Cada vez mais um designer é um "multi tasker".

THERAPA by CHARLY: Nos últimos anos, presenciamos mudanças profundas que abalaram os alicerces do sistema da Moda, o modo de comunicação foi alterado, a forma de compra foi alterada.
Sendo um jovem designer, como é que vês o cenário atual? Quais os pontos positivos e os aspetos negativos desta nova realidade?
JOÃO RÔLA: Acho que os meios multimédia nomeadamente a Internet, vieram criar uma dinâmica de globalização e de comunicação global muito positiva, mas por outro lado, esses mesmos meios também podem ser negativos porque estamos muito mais vulneráveis e expostos a outras questões.

THERAPA by CHARLY: O que achas da nova vanguarda de Designers de Moda? Há algum jovem designer que te desperte interesse e que sintas curiosidade em seguir o seu percurso?
JOÃO RÔLA: Carlos Couto, o trabalho dele tem vindo a despertar o meu interesse e tenho gostado bastante da forma como tem progredido a cada colecção apresentada.




THERAPA by CHARLY: Se pudesses unir forças com outro designer/marca para uma coleção qual seria o que gostavas de colaborar e porquê?
JOÃO RÔLA: Adorava trabalhar com a Phoebe Philo, para perceber o seu processo criativo e toda aquela mente que esta por de trás de uma marca tão impactante no meio.
THERAPA by CHARLY: O que achas que define o teu estilo enquanto designer?
JOÃO RÔLA: Eu penso que ainda estou a construí-lo e espero continuar a fazê-lo, mas para responder a tua questão, eu diria minimalista e plasticidade. O estilo e o "ADN" são questões que se vão desenvolvendo e amadurecendo consoante a nossa experiência enquanto profissionais e pessoas.

THERAPA by CHARLY: Consideras-te perfeccionista?
JOÃO RÔLA: Tento sê-lo ao máximo e penso que a exigência e perfeccionismo são uma  mais valia na minha profissão, como em qualquer outra.



FOTOGRAFIAS: THERAPA by CHARLY
MODELO: ANA OLIVEIRA


OBRIGADA JÕAO
Até breve, Charly! 

3 comentários:

  1. Que vídeo lindo Charly.
    Saio daqui deliciada.

    Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  2. Tu é fotos, é vídeos, é entrevistas, é notícias constantes no facebook Blogue, é ilustrações... fazes tudo bem?! Que nervos...
    Possa que a miúda é talentosa como o caraças!!

    Beijinho sua gata!!
    Catarina Santis

    ResponderEliminar
  3. FABULOSO CHARLY!!! :)

    Muitos Parabéns!

    És muito talentosa, um prazer enorme ter-te conhecido!

    Beijinho

    ResponderEliminar