domingo, 17 de março de 2013

TAKE MY PICTURE, READ MY BLOG, USE MY CLOTHES, TALK ABOUT ME!



Recentemente a publicação russa 'Garage Magazine', fez este pequeno documentário narrado por Tim Blanks, editor do site style.com,  sobre o que se passa nas semanas da moda internacionais, mas fora das passarelas.
Este fenómeno, que não é assim tão recente,  é discutido repetidamente por editores, bloggers, jornalistas de moda...e que actualmente já se tornou numa enorme indústria que agrada a muitos e é odiada por outros.  

Tim, apesar de achar que ele não vê com bons olhos o trabalho de muitas das pessoas que se juntaram a esta causa, partilha a sua opinião sobre este movimento e do seu inicio nos anos 90, quando manequins como Cindy Crawford, Linda Evangelista,  Naomi Campbell, Kate Moss, deixaram de ser apenas 'cabides' (sempre achei deselegante este termo), e mostraram que tem muito mais que a sua beleza, altura e simetria. Seja um novo caminhar, um estilo próprio, uma personalidade marcante e definida que era muitas vezes ocultada por um vestido Haute Couture, esses detalhes chamaram a atenção e começaram a ser fotografados e falados. Desde os 90's até agora foi-se gerando uma bola de neve cada vez maior e está a rolar sem parar, os Bloggers e Fotógrafos de Street Style fazem a cobertura video e fotográfica das semanas da moda, mostrando olhares diferentes sobre a mesma coisa (que é sem dúvida o mais interessante), e partilhando-a de forma quase imediata, dependendo da conexão que se tenha à Internet e dedicação à causa, seja através do Facebook ou de outras plataformas digitais. Algo que os editores de revistas precisam de tempo para que as suas publicações cheguem às bancas, apresentando um outro olhar sobre a mesma coisa, só que já não é fresco (o que em anos de moda quer dizer séculos!).

Suzy Menkes, e uma série de nomes de peso, são da opinião que há gente a mais interessada neste tópico (não são assim as tendências?), e apesar de conseguirem destacar os seus favoritos no meio da multidão que se apresenta no exterior dos desfiles, como o lendário Bill Cunningham, The Sartorialist ou o Tommy Ton, facto é que cada vez se ouve mais um burburinho a queixar-se do numero de "anónimos" que se dedicam ao clique. Who cares? Anna dello Russo, Miroslava Duma, Christine Centenera, todas editoras de moda e não vejo uma a negar o seu melhor ângulo e as suas 'designer clothes' para os fotógrafos.  
Cada vez mais vemos o Street Style a influenciar quem apresenta o que desfila nas passarelas e a ser motores de referencia para a estética dos novos tempos; exteriores de desfiles muito mais interessantes que certas colecções apresentadas.
A primeira fila dos desfiles, pode nem ter espaço para toda a gente, no entanto, nas ruas sejam bem vindos os fotógrafos que partilham com o mundo o seu ponto de vista e as personas que se atrevem a vestir coordenados mais ou menos extravagantes. 
Porque no final de contas, fazem todos parte da mesma industria e estão a lutar pelo mesmo: sobreviver e fazer o que amam. 













Fotografias: Tommy Ton
                       Scott Schuman


Até breve!
Charly

Sem comentários:

Enviar um comentário