quinta-feira, 18 de julho de 2013

CREATIVITY AVOIDS ANY KIND OF NEGATIVITY



O pintor norte americano George Bellows disse certa vez que "O artista é a pessoa que torna a vida mais bela ou interessante, mais compreensível ou misteriosa, ou, provavelmente, no melhor sentido, mais maravilhosa", esta é uma missão elevada para os artistas e criativos...
Com estas expectativas, é fácil sentirmos-nos intimidados na hora de começar algo e não saber como começar!

Hoje, vou partilhar convosco, como faço para tirar o maior partido visual do mundo à minha volta e como utilizo essas observações nos meus trabalhos. No meu caso, tudo começa com a inspiração.

A inspiração está em todo o lado, é verdade e se duvidam da minha palavra é porque não estão a olhar da forma correcta, portanto olhem novamente. Por exemplo, a nossa casa, em principio podem pensar que o local onde vivem e vêem diariamente não fornece por si só o maior fundo de inspiração, mas tentem observar esse espaço com um novo olhar, passeiem um bocadinho, e vão-se surpreender como os objectos triviais do nosso dia a dia que, subitamente, ganham num novo significado e potencial, o papel de parede pode resultar num fundo espectacular de uma ilustração, ou uma foto antiga de uma familiar nossa com uma silhueta ou  escolha de roupa mais inusitada pode criar o mote a uma nova colecção ou uma curta metragem. Quando olhamos para o mundo, com olhos de ver tudo ganha mais potencial criativo.

Como artista, designer, fotografo ou ilustrador devemos estar sempre abertos aos estímulos visuais da vida quotidiana, até mesmo a ida ao supermercado pode gerar novas ideia por meio da observação da variedade vibrante de embalagens que temos nas prateleiras. Na viagem de retorno a casa, podemos passar por paisagens e exemplos arquitectónicos cujas formas e texturas intrigantes estimulem a imaginação. Uma música, um videoclip, uma imagem de uma revista, um bom documentário ou um poema pode instigar a nossa energia criativa a evocar imagens atraentes. 
Idas a exposições e museus, viagens, comidas, diferenças culturais, tatuagens, há um montão de inspiração à nossa volta à espera de ser descoberto. Temos é que manter vivo o interesse pelo mundo, ter sentido critico,  força de vontade (que é vital), uma aguda capacidade de observação e interpretação criativa. A partir daqui é levantar as mangas da camisa e mão à obra! :) 

A ilustração de hoje, é de minha autoria, inspirada no modelo internacional masculino Lukas Sindicic, podem ver algum do seu trabalho fotográfico AQUI. Ele tem sem duvida uma aparência encantadora, um rosto doce em contraste com as tatuagens cria um equilíbrio muito interessante num modelo. 
A técnica é a do costume, grafite e aguarela.


Até breve, obrigada pela visita.
Charly!

Sem comentários:

Enviar um comentário