quarta-feira, 2 de julho de 2014

FASHION IN MOTION


Sabem o que eu e o Tom Cruise temos em comum?!
Ambos gostamos (pelos menos tentamos) ver um filme por dia. FACT!
Quanto a mim, por norma isso acontece no final do dia, quando as nossas actividades cessam dando lugar ao descanso depositado no sofá, adornado com almofadas, colocadas estrategicamente para acomodar o meu corpo que só quer dedicar 90 min (ou mais) à sétima arte!
Vejo de tudo! Obviamente, tenho os meus favoritos, que agradavelmente se repetem e são vistos com um carinho e deleite enorme. Eu sou daquelas que se gostar mesmo de um filme, o vejo vezes sem conta. Pode nem ser uma obra de arte aclamada pelos críticos (a maior parte das vezes nem o é), ter um grande conteúdo dramático que nos faz questionar tudo e mais alguma coisa, no entanto mexem connosco. E há algo neles que comparando a um grande amor, o vemos repetidas vezes e não nos cansa. Com a vantagem de poder fazer ´Pause' na parte menos fixe, e carregar no 'fastfoward' para acelerar e chegar às partes boas. :) 
Dentro do contexto de filmes de Moda, há imensos que já vi e alguns, que ainda estão à espera para ser vistos.
Alguns são apelativos pelo seu conteúdo documental, pelo guarda-roupa, alguns mostram como funcionam o processo de bastidores e até mesmo o processo criativo dos designers e a construção minuciosa das peças pelas infames costureiras. Hoje partilho uma lista de alguns que já vi e que recomendo. 


-BILL CUNNINGHAM NEW YORK-
O Bill Cunningham é único. 
E após verem este documentário, que se foca nas suas actividades diárias que giram à volta da fotografia analógica de streetstyle, vão-se surpreender com a humildade e ética de trabalho de um dos mais proeminentes nomes da industria da Moda Mundial.



-MARC JACOBS & LOUIS VUITTON-
Este documentário marca a fase Marc Jacobs na Vuitton. Aqui vemos um Jacobs muito tenrinho, bastante diferente do Designer que vemos actualmente. Tendo em conta que é bastante difícil se abrirem as portas da Maison Vuitton para se filmar e que Jacobs disse adeus à marca dando lugar a Nicolas Ghesquière, creio que é um bom momento para verem o Designer at work.


-MADEMOISELLE C-


Eu sou suspeita para falar de Carine Roitfeld, pois como já deixei bem claro ao longo destes quase dois de Blogue, eu A-DO-RO-A!!
Neste documentário, encontramos a  Carine num período de transição da Vogue Paris para a primeira edição do seu CR FASHION BOOK, a sua primeira publicação sob nome proprio.
Ela paartilha connosco o seu processo criativo, as suas rotinas de boa forma, as suas visitas aos Atelier dos Designers, a vemos no seu recente papel de avó, tudo isto sempre impecavelmente apresentável e stylish. 





-THE SEPTEMBER ISSUE- 

Na Moda, as edições de Setembro são sempre as mais importantes.
E neste documentário, é dada a possibilidade de ver de perto como funcionam os bastidores e todo o processo que existe por detrás de uma publicação de renome como a VOGUE Americana.
Temos acesso  à Anna Wintour, a sessões fotográficas, fittings, e à maravilhosa Grace Coddington. 
Para quem tem curiosidade sobre o universo das publicações de moda é aconselhável. 



-VALENTINO, THE LAST EMPEROR-

Valentino é uma personagem intrigante, emotiva, dedicada, extravagante... e muito cativante.
É o género de homem, tenho a certeza, que passava horas atenta a ouvi-lo contar as suas histórias e experiências de vida.
Neste delicioso comentário é nos apresentado o processo de jovem designer à marca icónica que é hoje. Há espaço para discussões emotivas, conversas com Karl Lagerfeld, os Pugs mais fabulosos de sempre a passearem nos estúdios, fittings, desfiles. É um documentário que cobre a maior parte dos aspectos da vida do Designer.
 A vida de Valentino Garavani é inspiradora.



-DIANA VREELAND, THE EYE HAS TO TRAVEL-

Este documentário sobre uma das mais poderosas, influentes e marcantes editoras da VOGUE Americana, contém uma inumerável lista de frases que são fantásticas, basta estar atento.
Quem é Diana Vreeland?
O que fez?
O que criou?
Quem influenciou?
 Todas as respostas neste documentário interessantíssimo. 



-VISIONARIES, INSIDE CREATIVE MIND: TOM FORD-


Se eu pudesse acrescentar membros, à minha escolha, à minha árvore genealogia, O Tom Ford era meu Tio e a Carine Tia. GOD!
oK.. eu sei que vocês já estão fartos de me ouvir falar destes dois, mas quando são boas influências, acho que os meus comentários são aceitáveis. ahah ELES SÃO FANTÁSTICOS.
Posto isto, vamos ao que interessa. Deixei o melhor para o fim.
O uncle Tom, neste maravilhoso documentário que já vi mil vezes, fala do seu crescimento, do seu percurso academico, do seu desfile low profile onde temos acesso aos bastidores onde vemos Beyoncé, Julianne Moore, Lauren Hutton, mulheres fantásticas, inspiradoras escolhidas a dedo para apresentar a sua colecção S|S/11.
Fala também sobre a obra de Christopher Isherwood e o que o levou a querer fazer a adaptação cinematográfica. Tópicos bastante interessantes que captam a atenção do inicio ao fim do documentário. E o melhor, ele está online ao vosso dispor aqui:




Obrigada pela visita, espero que tenham gostado!
Até breve,
Charly 

3 comentários:

  1. Oh-My-Fucking-God: depois deste post, só queria que o meu dia tivesse 5 horas a mais!!!! ✌ ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era útil essa extensão de horário, Mafalda :D ahah

      Enquanto escrevia o post lembrei-me de ti.
      Achei que irias gostar e que ias passar um bom momento a ver e a aprender com estes senhores e senhoras.
      Acho que quando fizeres uma maratona destes docs vais-te sentir tão arrebatada emocionalmente e criativamente que algo vai mudar em ti. Em mim mudou :)

      Um grande beijinho <3

      Eliminar
  2. Olá Maria :D

    Muuuito obrigada! Espero continuar a fazer um trabalho que te continue a agradar e a surpreender. O Le Guide Noir é uma excelente montra para os Bloggers! God bless! :) ahah

    Eu ia colocar mais documentários, só que o post ia ficar muito longo.
    Um dia farei uma versão actualizada deste conteúdo. Aos que ainda não viste, espero que passes um bom serão na sua companhia.

    Beijinhos e obrigada pelas palavras e pela visita :)

    ResponderEliminar